4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé

A chegada de uma criança faz-se acompanhar de um turbilhão de emoções. Queremos que esteja tudo a postos para receber o novo membro da família. Neste post vamos partilhar consigo os 4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé para que os ponha em prática o quanto antes.

Menino ou menina? Quais as coisas mais importantes a ter em conta na montagem do quarto do seu bebé? As cores deixamos consigo, mas os 4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé desenvolveremos em pormenor.

Naturalmente quando idealizamos um quarto de bebé imaginamos todo um rol de mobilia adequada para o efeito, uma mais ornamentada, outra em linhas mais rectas e sem dúvida alguma que é a cor do quarto que nos vem de imediato à cabeça.

Pensamos frequentemente na cor adequada ao sexo do bebé (rosa para menina e azul para menino). Tem de ser sempre assim? Claro que não, hoje em dia e graças à diversificada gama de produtos e cores disponíveis no mercado, assim como as tendências de decor actuais podemos usar tons neutros que se identificam lindamente com ambos os sexos, sejam eles o branco, bege, cinzento-rato, amarelo claro, verde água, entre outros. Este tipo de cores confere serenidade e ajuda a manter o equilibrio no quarto do seu bebé.

Poderá igualmente optar por cores mais fortes, mas não se esqueça de neutralizar com a restante mobília e decoração. Os quartos das crianças, sobretudo dos bebés devem ser equilibrados no que respeita a cores e decoração. Para além das cores convém não esquecer os elementos principais para decoração de quarto de bebé.

Decoração de quarto de bebé

Conheça os 4 pontos-chaves para decoração de quarto de bebé

 

Decoração de quarto de bebé – Cama

A escolha da cama ou berço é fundamental para a decoração de quarto de bebé, não só porque irá conferir conforto e comodidade ao bebé como deverá estar totalmente adaptada às suas necessidades.

São vários os tipos de cama-berços disponíveis, no entanto se a sua opção for montar um quarto com perspectiva futura, aconselho vivamente a escolha de camas gradeadas e extensíveis. Este tipo de camas permite usufruir delas ao máximo enquanto cama-berço e acompanhar o crescimento do seu bebé com a possibilidade de extensão. São essencialmente de madeira e poderá optar por cores claras e tão usuais como o branco ou mesmo em madeira natural e castanho mais escuro que contrastam lindamente com os ornamentos de bebé.

Pode ainda complementar este tipo de cama, na fase inicial – após o nascimento, com os berços adaptativos à cama dos pais. Têm dupla-funcionalidade, ou seja, funcionam como berço normal e com gradeamento completo, que no entanto permite baixar as grades e desta forma adaptá-lo á sua cama. Será um bom alidado nas primeiras noites e encontra-se disponível em quase todas as lojas de bebés.

Decoração de quarto de bebé – Parede

Adoro a ideia de decoração de quarto de bebé, enche a alma de alegria e entusiasmo. Falámos anteriormente na importância da escolha da cor, fica obviamente ao seu critério os tons do quarto, no entanto poderá sempre conjugar diferentes maneiras de ornamentar as paredes.

Pode pintar apenas uma parede (a da cama por exemplo), pintar 3 paredes e colocar papel de parede ou mesmo stencil na 4ª, ou ainda colocar papel de parede em todas elas. Se o quarto for de dimensões reduzidas, aconselho papel de parede de cores neutras, fá-lo-á parecer maior.

Existem vários tipos e desenhos de papel de parede que poderá sempre conjugar com algumas molduras simples (numa das paredes) ou mesmo prateleiras de apoio. Evite sobrecarregar muito as paredes pois execesso não enquadra com os quartos de bebé.

Ficam aqui algumas ideias que poderá igualmente adquirir online, são imensas as possíbilidades e à distância de um clique, use apenas o seu gosto e imaginação.

Decoração de quarto de bebé – Fraldário e cómoda

A ideia de que o fraldário é dispensável é sem dúvida antiquada. O fraldário é bastante útil, sobretudo às recém-mamãs pois permite que sejam mudadas as fraldas e mesmo a roupa do seu bebé sem que tenha de se baixar muito (evitando dor lombar e sobrecarga na coluna).

A variedade dos fraldários é imensa, vais desde os mais simples para muda de fraldas e por vezes até com banheira adaptada, até aos mais elaborados, com dupla funcionalidade (fraldário e armário). Estes últimos são sem dúvida os que lhe poderão dar mais opções e consequentemente maior durabilidade. À semelhança das camas, também se encontram em vários modelos e tons (como madeira branca ou castanha), podendo também pintá-los e atribuir-lhes a cor que mais desejar.

Os fraldários são muito funcionais, mesmo os mais simples permitem toda a arrumação de material de banho e higiene do seu bebé e são facilmente transportáveis. Os fraldários-móveis não só permitem usufruir deles como fraldário, como oferecem simultaneamente a capacidade de arrumação das roupas de bebé e que mais tarde poderá utilizar somente como cómoda no quarto da criança, sendo um móvel intemporal.

Decoração de quarto de bebé – Cadeirão de apoio

Como último ponto na decoração de quarto de bebé, mas não menos importante temos os cadeirões de apoio. Tal como o nome indica são ideais para complementar a decoração de quarto de bebé, conferindo conforto aos pais e bebé nos largos momentos que passarão no quarto, principalmente na hora de mamar.

O cadeirão ou cadeira deverá ser largo e promotor de conforto visto que os períodos sentados costumam ser muitos. Um outro elemento (opcional) é o apoio de pés. Eu pessoalmente considero essencial pois assim poderá elevar e descansar as suas pernas e usufruir em pleno de magníficos momentos a dois junto do seu bebé.

Se já tiver um cadeirão em casa, pode sempre forrá-lo com tecidos a gosto ou usar mantas decorativas (ver post 3 MANEIRAS SIMPLES DE USAR MANTAS NO SOFÁ). A escolha do padrão do cadeirão depende da restante decoração de quarto de bebé, podendo sempre conjugar diferentes padrões, cores e até mesmo almofadas.

É fundamental cojungar harmoniosamente todos os elementos da decoração de quarto de bebé sem que este fique muito pesado nem muito cheio. Os quartos das crianças devem ser arejados, promotores de conforto e de limpeza adequada.

Prepare o quarto do seu bebé e dê-lhe o seu toque pessoal. Opte por objectos e candeeiros simples ou mais ornamentados, tendo apenas em conta que deve evitar luz directa apontada para o berço. Sinta-se bem no quarto do seu bebé, ele certamente disfrutará.

Papel de Parede
Decoração com papel de parede
Loja de decoração online
Comprar em loja de decoração online sim ou não?
Mobiliário Varandas
Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Cama de rede
Cama de rede – ideias de praia e inverno

Se fosse há uns largos anos atrás, por esta altura do...

Varandas de verão
Varandas de verão

Varandas, sim, grandes ou pequenas, é possível fazer delas o nosso...

Banheiro Mobiliário Quarto Sala
Papel de Parede
Decoração com papel de parede

Fazer um refresh de decoração com papel de parede é uma...

Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Decoração de quarto de bebé
4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé

A chegada de uma criança faz-se acompanhar de um turbilhão de...

Gelados de verão
Gelados, gelados, venham eles!

Gelados, gelados, venham eles! As opções são cada vez mais, desde...

Casa Detalhe

Casa Detalhe

As melhores dicas de decoração
por email

Subscreve a nossa lista e recebe as melhores dicas de decoração e detalhe

Send this to friend