3 maneiras simples de usar mantas para sofá

Hoje vamos descrever 3 maneiras simples de usar mantas para sofá.

Manta para sofaDevemos usar muitas cores ou tons mais neutros? Depende sempre daquilo que pretende… pessoalmente gosto de ver várias texturas e cores juntas, mas confesso que os tons claros me seduzem. A sintonia das cores dá vida à sua sala e torna-a ainda mais convidativa. Por outro lado, tons mais neutros, como o branco, bege, cinza atribuem serenidade e bem estar.

Tudo é permitido na nossa sala, use e abuse das conjugações! Temos apenas de ter em consideração que se estivermos perante um sofá liso (de apenas uma cor ou sem padroēs evidentes) seja ele claro ou mais escuro, podemos sempre fazer uma conjugação de cores com as mantas e almofadas, como que uma fusão de texturas. Porém, e embora nos sofás/cadeirões com padrões também seja possível a junção de outros padrões, esta deverá ser mais cauteloso e manter a harmonia do espaço.

Que tipo de mantas para sofá devo usar? De lã… de algodão? Todas iguais?

Desde que a junção de cores e textura não seja em demasia tudo lhe é permitido. Naturalmente deverá adequar o tipo de manta à estação do ano, podendo contudo manter panos mais leves durante todo o ano. As lãs conferem conforto ao seu sofá e são muito apetecíveis sobretudo no Inverno. Para as estações mais frescas opte por tecidos mais leves e distribua ao longo do sofá, tornando-o confortável mas não muito quente.

Se o seu sofá tem chaise-longue pode e deve ser dúvida usar mantas para sofá, especialmente na parte mais larga. Visualmente parecerá ainda mais amplo e sofisticado. Distribua igualmente ao longo do sofá almofadas de diferentes tamanhos, para além de confortável dar-lhe-á um ar bastante sofisticado.

Nos sofás mais pequenos de dois ou três lugares pode optar pela conjugação de almofadas, no entanto evita colocar muitas, pois perderá espaço e ficará em demasia. Quanto ás mantas para sofá ou mesmo panos pode sempre colocá-las no apoio de braço lateral e a seu gosto(esquerdo ou direito).

3 maneiras de simples de usar mantas para sofá

Mantas para sofá – apoios de braços

Adequadas em todos os modelos de sofás, mas nos mais pequenos, sobretudo se não for liso e tiver padrão (desde riscas, flores, quandrados, etc), coloque o pano ou manta num dos apoios de braço, escolha panos lisos para sofás mai e com mais do que uma cor.

Mantas ao longo do sofá

Uma das maneiras mais conhecidas de usar mantas. Se o seu sofá não for novo e quiser disfarçar alguns pontos ou mesmo atribuir-lhe um look renovado, opte por esta maneira. Assim pode usar o que entender para tapar o seu sofá, até mesmo uma colchas. As colchas de linho em sofás cremes são um bom exemplo de requinte.

Visualmente mais agradável nos sofás pequenos, mas igualmente possível nos maiores. Se tiver um sofá liso, use e abuse das cores, ficará giríssimo (no Inverno mantas mais grossas e no Verão tecidos de material mai leve).

Mantas para sofá – laterais

Não é igual a colocar a manta nos apoios de braço. Se optar por este exemplo, use um pano longo e dobre-o até ficar rectangular. Depois coloque-o no sofá, num dos lados a sua escolha e estenda-o desde o encosto das costas até ao assento. Poderá igualmente dobrá-lo de outra forma e aplicar directamente sobre o sofá, dando ideia de movimento, com mantas de lã é fácil de fazer e dá harmonia ao sofá. O princípio das cores, à semelhança dos exemplos dados anteriormente fica ao seu critério e adequado ao modelo do sofá e estação do ano.

Regra geral, se a sua sala for ampla e tiver mais do que um sofá, pode sempre optar por uma conjugação de almofadas e mantas para sofá, num ou em todos eles, sendo que sofás diferentes no mesmo espaço são cada vez mais usados e um hit nas revistas de decor.

A opção pelas cores vivas ou neutras depende essencialmente do seu gosto e do tamanho da divisão. Cores claras dão a ideia de um espaço maior, o que é uma boa opção para espaços mais pequenos. Se mesmo assim gostar de cores quentes, mesmo em espaço pequeno estas também se encaixam lindamente e são sinónimo de conforto e calor.

Como hoje está um lindo dia de sol, mas frio… apetece um chá bem quente e um miminho doce a acompanhar. Só hoje e só porque sim, aqui fica uma ideia rápida. Sente-se, relaxe e disfrute.

Papel de Parede
Decoração com papel de parede
Loja de decoração online
Comprar em loja de decoração online sim ou não?
Mobiliário Varandas
Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Cama de rede
Cama de rede – ideias de praia e inverno

Se fosse há uns largos anos atrás, por esta altura do...

Varandas de verão
Varandas de verão

Varandas, sim, grandes ou pequenas, é possível fazer delas o nosso...

Banheiro Mobiliário Quarto Sala
Papel de Parede
Decoração com papel de parede

Fazer um refresh de decoração com papel de parede é uma...

Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Decoração de quarto de bebé
4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé

A chegada de uma criança faz-se acompanhar de um turbilhão de...

Gelados de verão
Gelados, gelados, venham eles!

Gelados, gelados, venham eles! As opções são cada vez mais, desde...

Casa Detalhe

Casa Detalhe

As melhores dicas de decoração
por email

Subscreve a nossa lista e recebe as melhores dicas de decoração e detalhe

Send this to friend