Decoração com papel de parede

Fazer um refresh de decoração com papel de parede é uma técnica bastante usual e cada vez mais simples devido ao vasto leque de opções e material disponíveis que facilitam a nossa tarefa na hora de mudar.

Podemos fazer decoração com papel de parede sem recorrer a profissionais? Claro que sim! E se não gostar posso removê-lo? Claro que pode. A regra nº 1 é gostarmos da nossa casa sentirmo-nos bem com ela.

Assim à primeira vista parece complicada a aplicação do papel de parede, sobretudo se pensarmos nas dimensões das paredes. No entanto, são variadas as técnicas utilizadas e através de passos muito simples podemos facilmente aplicar um papel de parede.

Já imaginaram entrar num quarto ou sala e pensar…o que faz falta aqui para parecer mais moderno e diferente? Quando pretendemos alterar a aparência de uma divisão pensamos de imediato em recorrer à mudança de móveis (colocar novos ou mesmo mudar de lugar os que já temos na divisão), fazer uso de pequenos adereços para dar um toque diferente ou simplesmente mudar de cor.

Estes e outros exemplos fazem parte de todo um rol de opções disponíveis para mudar a decoração, no entanto descobri recentemente que podemos dar uma nova face à nossa casa recorrendo a algo tão simples como a decoração com papel de parede.

A regra nº 1 é gostarmos da nossa casa sentirmo-nos bem com ela.

DEFINIÇÕES E DIFERENÇAS BÁSICAS DOS DIFERENTES TIPOS DE PAPEL DE PAREDE

Existem vários tipos de papel de parede disponíveis no mercado com diferente especificidade nomeadamente no que respeita ao tipo de material do próprio papel e respectivas indicações de uso.

Decoração com papel de parede tradicional ou de papel

Este tipo de material é utilizado especialmente em paredes lisas e encontra-se disponível no mercado com diferentes padrões ou simplesmente liso. Para removê-lo da parede pode recorrer à humidificação do papel.

Decoração com papel de parede TNT (o chamado tecido não tecido)

Este tipo de papel é constituído à base de poliéster e celulose e bem resistente à humidade e contra-se geralmente disponível em vários padrões sempre dando a ideia de imitação de tecido. Excelente para salas de jantar se optar por colocar em toda a sal ou mesmo para os quartos, pois confere sensação de conforto e bem estar. Pode colocar-se em paredes lisas ou irregulares e remove-se facilmente a seco.

Decoração com papel de parede de vinil ou material vinilico (PVC)

Bastante resistente e impermeável o que pessoalmente me agrada bastante, sobretudo quando pensamos em crianças e na necessidade constante de limpeza. À semelhança do papel anterior também pode ser aplicado em todos os tipos de parede e facilmente removível a seco.

De uma maneira geral a escolha certa para decoração com papel de parede depende essencialmente do tipo de parede e qual o objectivo pretendido para a divisão em questão.

Recorrer a pequenos passos antes da aplicação do próprio papel, como a limpeza da parede ou das paredes é fundamental para que o papel fixe correctamente. A característica autocolante comum a estes papéis facilita todo o seu processo de aplicação directa sobre a parede.

IDEIAS DE DECORAÇÃO COM PAPEL DE PAREDE NAS PRINCIPAIS DIVISÕES

Quarto

Muito frequente o uso de decoração com papel de parede liso alterando com outros de padrões, ou seja, pode optar por não usar o mesmo tipo de papel nas 4 paredes. Esta diferença confere dimensão ao quarto diferenciando algumas zonas como por exemplo a da cabeceira da cama.

Se o quarto for de pequenas dimensões opte por cores mais suaves e papel com padrão étnico ou mesmo floral. Estes motivos dão alegria e cor ao quarto contrastando com tons mais suaves nas paredes em redor.

Nos quartos das crianças, sobretudo nos mais pequeninos pode escolher um papel que seja adequado para várias idades, optando por cores pastel quer seja menino ou menina ou mesmo conjugando tons que fazem um lindo par como o verde menta e o rosa velho, combinam na perfeição. Os padrões e ideias para os quartos das crianças são infindáveis assim como as diferentes opções disponíveis. Veja mais em 4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé

Sala

Adoro papel de parede na sala, com motivos sem motivos, pode conjugar da maneira que mais gostar. Se a sua sala é colorida ou pretende dar-lhe cor então os papeis com padrão florestal ou étnicos são uma óptima opção sobretudo se o seu sofá for liso. Este contraste fica o máximo!

Se por outro lado prefere ambientes mais relax então pode decorar, por exemplo, com papel de parede tipo rústico ou de tons claros com motivos em tons dourados ou mesmo pastel (intemporais e sempre adequados).

Cozinha

A cozinha sempre teve um peso significativo nas casa, passamos grande parte do tempo nelas e é lá que partilhamos muitas vezes as principais refeições com a família.

A decoração da cozinha é tão importante como a de qualquer outra divisão da casa e mesmo nas cozinhas mais antigas, com azulejos na parede é possível mudar o seu aspecto (inovar) e até colocar papel de parede.

Se a cozinha for pequena, então opte por papel liso ou às listas, não dança tanto e não a vai fazer parecer mais pequena. Por outro lado se a sua cozinha for maior, então pode utilizar cores mais fortes, contrastando com os armários e com algumas peças decorativas (quadros, por exemplo). Cores como preto ou amarelo mostarda ficam lindamente nas cozinhas. Outras cores mais soft como o azul turquesa, verde, cinza também conjugam harmoniosamente. Se preferir o branco, embora seja a cor mais clássica, também é intemporal e sempre elegante, pode ainda acrescentar um elemento diferente como uma ou mais cadeira amarela forte para dar destaque (fica lindo).

Casa de banho

Colorido, liso, com motivos florais ou étnicos são um mundo de opções para a sua casa de banho. Se colocar papel de parede em todas as paredes deve optar por um padrão menos carregado uma vez que as casas de banho não são tão grandes como as restantes divisões da casa e poderá ficar mais pesado. Um toque de cor é sempre uma boa opção e dá alegria e conforto a qualquer parte da casa.

Com móveis de madeira castanha, metálicos ou brancos o papel de parede encaixa lindamente.

Dê uma olhadela neste vídeo e verá que com pequenos passos verá que facilmente se faz uma decoração com papel de parede. Disfrute da sua casa ao máximo e retire o máximo proveito de cada divisão.

Papel de Parede
Decoração com papel de parede
Loja de decoração online
Comprar em loja de decoração online sim ou não?
Mobiliário Varandas
Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Cama de rede
Cama de rede – ideias de praia e inverno

Se fosse há uns largos anos atrás, por esta altura do...

Varandas de verão
Varandas de verão

Varandas, sim, grandes ou pequenas, é possível fazer delas o nosso...

Banheiro Mobiliário Quarto Sala
Papel de Parede
Decoração com papel de parede

Fazer um refresh de decoração com papel de parede é uma...

Decoração com Paletes
5 ideias de decoração com paletes

Paletes, paletes e mais paletes! Hoje falamos de decoração com paletes....

Decoração de quarto de bebé
4 pontos-chave para decoração de quarto de bebé

A chegada de uma criança faz-se acompanhar de um turbilhão de...

Gelados de verão
Gelados, gelados, venham eles!

Gelados, gelados, venham eles! As opções são cada vez mais, desde...

Casa Detalhe

Casa Detalhe

As melhores dicas de decoração
por email

Subscreve a nossa lista e recebe as melhores dicas de decoração e detalhe

Send this to friend